quarta-feira, 16 de maio de 2012

Comfort food é uma sopa de panquecas chinesas com cogumelos, cenoura e cebolinha




No meu tour diário por foodblogs que venho escarafunchando por aí topei com várias receitas promissoras de sopas e cremes, mas esta aqui me convenceu na hora.   Eu tenho uma queda monstruosa por brodos, além disto, já tinha todos os ingredientes em casa e vi que poderia executá-la rapidamente, pois seu preparo é bem simples.

Touché.

Como não podia ser diferente, resolvi dar uma encrementada na receita, porque, comidas de inspiração oriental, para mim,  evocam o sabor terroso dos cogumelos.  Daí que me lembrei também do recente êxito com a sopa Ronin e me convenci de que seria uma boa adição.

De fato, esta sopa é muito fácil de preparar e rapidíssima. Se futuramente eu criar uma categoria "express" aqui no blog esta receita estará lá. As panquecas chinesas têm uma textura que me agrada muito, fofinhas e macias e, quando envoltas no caldo quentinho, fazem carícias na gengiva, como bem disse o meu chéri :-)

Ontem foi um dia de muito trabalho e nuvens pesadas no céu. Chegar em casa (úmida e encrespada da chuva), tomar um banho quente e comer esta sopa foi a experiência mais comfort food que tive no ano. Comida no mais puro sentido de restauração, afago e memória. Lembrei da canja de uma avó e da sopa de ervilhas da outra. Lembrei do aroma da sopa de cebola da minha mãe e então desejei repetir esta sopa muitas outras vezes para que seu sabor perfume a memória do meu filho :-)

A idéia de utilizar panquecas chinesas enroladinhas numa sopa é simplesmente genial. Parabéns à Nicky, a fada por trás do Delicious Days !


Sopa de Panqueca Chinesa
ligeiramente adaptada daqui
rendimento: 4 porções
tempo de preparo: 30 min.

1l de caldo de legumes caseiro (este fiz com cascas de cenoura, cascas de batata, alguns talos e folhas de salsão e uma cebola descascada e grosseiramente picada. Usei metade para um risotto e congelei a outra que usei nesta sopa.)
10-12 cogumelos paris frescos
1 cenoura
1 bom punhado de cebolinha picada
125g de farinha de trigo
250ml de leite
2 ovos
sal
azeite para untar a frigideira


Preparo:

1. Corte os cogumelos em fatias e as cenouras descascadas em rodelas e junte ao caldo numa panelinha em fogo baixo.

2. Enquanto o caldo apura prepare as panquecas chinesas. Numa tigela grande junte a farinha, os ovos, o leite e uma pitada de sal e bata com um fouet ate obter uma massa homogênea. Acrescente um bom punhado de cebolinha à massa, despeje o restante no caldo e acerte o sal. (Reserve um tantinho guarnecer os pratos de sopa na hora de servir).

3. Leve ao fogo uma frigideira antiaderente e deixe ficar bem quente. Unte com um fio de azeite.

4. Despeje uma concha de massa da panqueca na frigideira e, com a mão no cabo, vá girando a frigideira para espalhar a massa. Quando adquirir consistência de panqueca desprenda com uma espátula as beiradas da massa (se necessário) e vire a panqueca com coragem ou com ajuda da espátula ;-)

5. Repita o procedimento até usar toda a massa (esta panqueca é diferente da panqueca tradicional e os ovos lhe deixam mais aerada e gordinhas. Eu consegui três panquecas grandes mas acho que seria possível 4 um pouco mais finas).

6. Enquanto faz as panquecas dê uma olhadinha no caldo e, quando as cenouras estiverem al dente, desligue o fogo e tampe a panela;

7. De volta as panquecas, enrole uma por uma como se fosse fazer um rocambole ou bolo de rolo. Quanto mais voltas conseguir o visual será mais legal.

8. Corte os rolinhos em finas fatias e distribua nos pratos ou cumbucas em que servirá a sopa.

9. Despeje o caldo por cima dos rolinhos de panqueca e finalize com a cebolinha picada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário