terça-feira, 20 de março de 2012

Sopa Ronin: guioza, cogumelos e mini milhos em homenagem ao Lobo Solitário





A apresentação desta sopa não está lá muito convincente devido à cumbuca de madeira em que foi servida e ao meu parco talento fotográfico, mas garanto que está uma delícia.

De repente esfriou (algo menos que 23 graus no mês de março em campinas podem acreditar que é frio!) e aproveitei para jantar uma sopinha diferente, não muito encorpada, apenas o suficiente para manter a temperatura do corpo agradável depois de um dia de trabalho que terminou com uma corrida de 50 minutinhos.

A inspiração oriental foi provocada pela leitura de Lobo Solitário, um mangá da década de 70 que narra a sanguinolenta trajetória de Itto Ogami e seu filho Daigoro numa jornada de vingança por um Japão medieval governado pelo Xogunato Tokugawa. Estou no 13 volume e completamente fascinada por sua narrativa épica de ilustrações poéticas e arrebatadoras, por seu roteiro cinematográfico e sobretudo pelo pequeno Daigoro, o personagem mais f*dástico da história dos quadrinhos!



Tudo o que quero durante estes dias de leitura é comer sushi, guioza, gohan e que a história não termine. Já estou na metade da trama e começo a reduzir o ritmo para prolongar o prazer da leitura. Com a idéia fixa em sabores orientais é que combinei mentalmente os ingredientes e as texturas desta sopa, acalentando o friozinho inusitado da noite e  meu espírito tomado pelo imaginário medieval japonês.

O caldo de legumes translúcido e suave não poderia ter sido mais eficiente para revelar a combinação terrosa dos cogumelos com o alho. A leveza do caldo compensou a robustez dos guiozas. A crocância das mini espigas foi acentuada pelos cogumelos esponjosos provocando um contraste bem humorado à sopa. E para finalizar a cebolinha, com seu frescor, equilibrou a picância do alho.

 Chéri disse que foi uma das sopas mais saborosas e divertidas que já provara. Com a modéstia que me escapa digo a vcs que lhe dei toda a razão. :-)

Sopa Ronin

rendimento: 4 porções
tempo de preparo: aproximadamente 40 min. (eu sou lerda na cozinha)

8 unidades de guioza pré-cozidos;
12 unidades de mini milhos; 
uma bandejinha de cogumelos paris;
1 l. de caldo de legumes (ou menos se vc não se importar de completar com água e deixar cozinhar um pouco mais para apurar o caldo);
4 dentes de alho;
cebolinha fresca;
azeite e sal

Preparo:

1. Pique dois dentes de alho e refogue com azeite numa frigideira.  Quando o alho começar a dourar abaixe o fogo e frite levemente os guiozas, acrescentando um pouco mais de azeite, se necessário para os guiozas não grudarem (aproximadamente 1 minuto de cada lado);
2. Reserve os guiozas e leve ao fogo o caldo de legumes.
3. Corte os outros dois dentes de alho em fatias, os cogumelos em 4 no sentido do comprimento e os mini milhos em dois no sentido da largura e junte-os ao caldo.
4. Junte a cebolinha picada (reserve um tanto para a hora de servir), deixe ferver e apurar o caldo para que o sabor de todos os ingredientes sejam assimilados.
5. Acrescente os guiozas inteiros, e deixe ferver por mais uns 5 minutos.
6. Sirva as porções e finalize com a cebolinha fresca.








Nenhum comentário:

Postar um comentário