quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Um bolo perfumado de pinhão e coco e uma tirinha para descontrair




Continuando a saga de desentulhamento da geladeira, agora foi a vez dos pinhões, um saco de quase 700g de pinhão cozido precisou ser descongelado e, após a retirada heróica das favas bolivianas, ele se tornou o novo gigante da gaveta, ululando por um destino tão nobre quanto os nutrientes que carrega (manganês, zinco, ferro, magnésio, vitamina C e E...).

Eu ADOOOORO pinhão mas sei que não é o ingrediente mais fácil de se utilizar em alguma receita, ele resseca depois de frio e seu sabor é muito sutil para ser simplesmente adicionado entre outros tantos... mas já há algum tempo vinha pensando em fazer um bolo ou pão de pinhão.

Finalmente a ocasião se apresentou e, na falta de receitas específicas, realizei que precisaria adaptar alguma já testada... como pão não é algo, pelo menos ainda, em que eu me sinta confortável em substituir ingredientes e recalcular medidas, optei por um bolo que descobri aqui, um blog fantástico, um dos meus foodies preferidos de todos os tempos e que muito tem me ensinado. Recomendo mais do que uma visita rápida, vale a pena fuçar e experimentar tudo!

A receita é de um bolo tipo inglês (loaf cake) originalmente de banana, nozes e pecãs (sublime!) que eu já havia preparado umas três vezes, combinando diferentes sabores a cada nova fornada, todas absolutamente bem sucedidas! O bolo é super fácil e prático de fazer e sua massa bastante úmida, perfeita para carregar meus queridos pinhõezinhos!

A idéia de usar o Licor 43 foi praticamente uma necessidade diante da falta de baunilha em minha dispensa...  uma idéia feliz que acredito possa alcançar êxito com outros licores como Amarula ou Baileys... alguém se arrisca?

O resultado final foi muito melhor do que o esperado: o pinhão, como eu já imaginava não acrescentou muito sabor, mas trouxe maciez ao bolo e produziu um delicioso contraste de texturas, ressaltando os flocos de côco que equilibraram a untuosidade da massa, por sua vez perfumada pelo licor 43. Um bolo delicado e aromático que dispensa acompanhamentos, ideal para servir apenas com um chazinho suave no fim de uma tarde chuvosa como a deste dia em que o preparei.

BOLO PERFUMADO DE PINHÃO E CÔCO


Tempo de preparo: 20 min. + 60 min. de forno
Rendimento: 2 bolos ingleses

Ingredientes:
  • 3 xic. farinha de trigo
  • 1 colh. (chá) bicarbonato de sódio
  • 3/4 colh. (chá) sal
  • 3 ovos grandes
  • 2 xic. açúcar cristal
  • 1 1/3 xic. óleo vegetal (uso de girassol ou canola)
  • 2 colh. (sopa) licor 43 (de especiarias) ou outro de sua preferência ou mesmo extrato de baunilha.
  • 2 xic. de pinhões cozidos (aprox. 350g), descascados e processados (meça depois de processados)
  • 1 xic. coco ralado
  • 1/2 c. chá de canela em pó
  • 1/2 xic. buttermilk (leite + uma colherinha de vinagre)

  • Preparo do pinhão:
    1. Cozinhe numa panela grande e cheia de água cerca de 350g de pinhão por aproximadamente 1h30 ou até que os pinhões amoleçam e saiam com facilidade da casca.
    2. Desligue o fogo e com os pinhões ainda quentes vá retirando aos poucos da panela para descascá-los, pois quando esfriam ficam mais difíceis. Recomendo a utilização de um descascador de pinhão como este aqui, se não tiver descasque-os espremendo a base do pinhão com as mãos e empurrando-o para fora da casca... já fiz muito isso até decidir comprar o milagroso descascador!
    3. Junte todos os pinhões descascados numa tigela e pique-os grosseiramente para facilitar a operação no processador de alimentos.
    4. Processe os pinhões, adicionando um pouco da água de seu cozimento, se necessário, para deixá-lo na consistência o mais próximo possível de um purê... igual não fica porque ele resseca conforme esfria, por isto já tenha todos os ingredientes do bolo separados e medidos antes de descascar os pinhões!

  • Preparo da massa:
    1. Unte com óleo ou manteiga duas formas de bolo inglês e pré-aqueça o forno a 180ºC. 
    2. Numa tigela, misture a farinha, o bicarbonato e o sal. Em outra tigela maior, misture os ovos, o óleo e o açúcar, até que fique homogêneo. 
    3. Junte a farinha à mistura de ovos, misturando com a colher ou garfo, apenas o suficiente para misturar a farinha. Acrescente o licor, os pinhões, o coco, a canela e o buttermilk e misture até conseguir uma massa homogênea. 
    4. Distribua nas formas e leve ao forno por 60-65 minutos, invertendo as formas no meio do tempo. Asse até que um palito inserido no centro dos bolos saia limpo.
    5. Retire do forno e deixe esfriar por 10 minutos antes de desenformá-los. Remova das formas e deixe que esfriem completamente. 
    6. Embora os meus bolos não durem mais de três dias para acabar, diz a receita que eles se preservam  em temperatura ambiente por até uma semana, desde que embalados devidamente (eu costumo armazená-los em embalagens de pão de forma), e no freezer por até 3 meses (nunca congelei para testar e não vai ser agora com a minha crise de espaço!)

Pois bem, depois da comilança embalada pela TPM de umas 3 fatias deste bolo delícia, só me resta concordar com este cachorrinho cute...
...e haja spinning, musculação e corridas para manter a alimentação saudável, saborosa e nutritiva, sem expandir minhas circunferências!

Nenhum comentário:

Postar um comentário